São Francisco do Sul reserva lindas praias e muita história




 

IMG_8364

Centro Histórico de São Francisco do sul

Nosso estilo de viagem é bem diversificado. Adoramos praia e natureza. Gostamos de conhecer história, assim como apreciar a arte e arquitetura de cada cantinho que visitamos. Logo, São Francisco de Sul se encaixou perfeitamente para ser mais um de nossos destinos. A Ilha esta localizada a nordeste de Santa Catarina, a 188 km de Florianópolis e 164 km de Curitiba. É a terceira cidade mais antiga do Brasil e a primeira de Santa Catarina, reconhecida historicamente.  Seu ano de fundação é de 1553, apesar de alguns registros indicarem que há muito tempo antes, os europeus já andassem por aqui.

Escolhemos o feriado de Páscoa para ir até São Francisco do Sul. Aquele clima de outono ainda permitia ir a praia e era perfeito para fugir do agito do verão (na alta temporada a população chega a triplicar, devido a procura de turistas). Como ficaríamos quatro dias na cidade, optamos por um local com cozinha.   Em nossas procuras, achamos o Residencial dos Reis, um Apart Hotel  equipado com dois quartos, banheiro, sala e cozinha (perfeito para famílias). Ainda havia churrasqueira na área comum. Numa área residencial e tranquila, estávamos a apenas 150 metros da praia da Enseada. Os donos são muito simpáticos, recomendamos este lugar.

POR ONDE PASSAMOS

-Praia da Enseada

Escolhemos esta praia por ser a mais centralizada entre os balneários e o Centro e também pelo fato de ter águas calmas. A baía tendo um formato de ferradura deixa o local com poucas ondas. A orla tem boa estrutura, com feirinhas de artesanato, quadras esportivas, quiosques e banheiros químicos. E do outro lado da avenida também há varias opções de bares e restaurantes para um aperitivo, ou simplesmente para beber algo, curtindo o visual. Muito boa para atividades físicas, inclusive, caminhando você consegue tanto ir até a Praia de Ubatuba (lado Esquerdo), quanto a Prainha (lado direito). Para este lado, no fim da praia você também pode ter acesso ao Mirante (grátis), basta subir a escadaria com cerca de 300 degraus e você terá uma vista que valerá a pena.

IMG_8194

Orla da Enseada

-Prainha

Também conhecida como praia da Saudade é uma pequena faixa de areia localizada entre a Enseada e a Praia Grande. Mas não se engane com o tamanho. É a praia mais badalada em termos de agito. Com vários barzinhos a beira mar, o local é muito procurado por surfistas, devido ao mar agitado e as boas ondas que ali se formam. Nesta praia também está localizado o maior Sambaqui de São Francisco do Sul. Paramos num final de tarde para tomar uma cerveja e contemplar a natureza. O preço do barzinho era justo.

-Praia Grande e -Parque Estadual Acaraí

Praia com mar agitado, muito procurada por surfistas, turistas e também pelos amantes da natureza. A composição mar, dunas e restinga são de encher os olhos dos visitantes. Nos 26 quilômetros de extensão há pontos mais agitados no começo da praia, mas no geral são quilômetros de tranquilidade. No caminho, existem alguns mirantes confeccionados em madeira, que vale a pena parar,apenas para olhar e curtir o visual.

IMG_8267

Não conseguimos definir muito bem o que era praia Grande e o que era o Parque do Icaraí. Em principio, nós pareceu que a divisão é a avenida das Dunas, mas não tivemos certeza. No trecho em que paramos, encontramos grande biodiversidade. Fizemos uma trilha que nos levou até as ruínas do Casqueiro. Durante os cerca de 15 minutos de caminhada avistamos apenas algumas pessoas. Na volta paramos em uma pista de skibunda nas dunas. Preferimos não locar equipamento. Subimos até o alto e ficamos contemplando o pôr do sol.

 

-Praia do Ervino

Fica bem distante das outras praias. Se for via Praia Grande, a estrada é de barro e talvez em dias de chuva, seja complicado de passar. Mas o visual vale a pena, praticamente só se vê natureza e praia. Cruzamos com poucos carros ao longo do trajeto. A praia em si ainda precisa de mais estrutura para receber os turistas, porém, mesmo que com poucas opções você encontra restaurante, hotel, lojinhas, etc. E se a intenção é um lugar sossegado, essa praia de paisagens silvestre é uma ótima opção. Voltamos pela Estrada Geral da Gamboa, que foi asfaltada recentemente.

-Praia de Ubatuba e Itaguaçú

Seguindo pelo lado direito da Enseada, você tem acesso a essas duas praias (uma da sequência a outra). Também são muito procuradas por turistas por terem águas limpas e cristalinas, ideal para o banho. Neste local vimos bastante imóveis de temporada e casas muito bonitas.  É bem centralizada, então pode ser uma opção de hospedagem, embora a Praia da Enseada esteja bem mais preparada para receber turistas.

-Praia do Forte

Local de muita natureza, o mar aberto é ideal para pesca. Bastante procurado por turistas para passar o dia. Aqui fica o Forte Marechal Luz, que se pode conhecer e fazer uma trilha, por R$2,00 cada pessoa. Acabamos não entrando no forte, pois queríamos ainda ir as outras praias.

-Praia do Capri

Dando sequência ao passeio, logo depois da Praia do Forte, chegamos a Praia do Capri. Essa praia tem todo um charme, apesar de ser um pouco distante, acreditamos que seja muito agradável passar alguns dias aí também, devido ao seu clima agradável de pequena vila. Local de bastante pesca e bom para banho, seus principais atrativos além do visual, é claro, é a Passarela Estaiada e as Ruínas de um antigo Leprosário.

-Centro Histórico

Reserve pelo menos um dia para conhecer o Centro Histórico, caminhar sem pressa pela Baía da Babitonga, almoçar tranquilamente em um dos muitos restaurantes pela orla (preços um pouco salgados, mas vale a pena). Aprecie os artesanatos no Mercado Municipal. Visite o Museu Nacional do Mar (R$5,00 por pessoa), faça uma parada no Santuário de Nossa Senhora das Graças. Enfim, caminhamos até nos perder, vimos um trem passando e ainda achamos uma antiga carioca, em alguma das ruas que estávamos. E claro, tiramos muitas e muitas fotos, porque o Centro é muito lindo. Ainda havia outros locais para conhecer, mas não conseguimos ir a todos, pois dividíamos nosso tempo entre curtir a praia e conhecer a cidade. Se estiver pensando em conhecer Santa Catarina, vale a pena a visita nesta cidade.

Conheça também a praia de Porto Belo

E a de Garopaba

Curta a página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas viagens

Compartilhar




Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*