Dicas para aproveitar Fortaleza




Sabe aquela mania de quem adora viajar ficar sempre procurando por passagem de avião barata? Pois é, e como diz o velho ditado: “quem procura acha”. Nós achamos uma baita promoção para Fortaleza, R$475,00 ida e volta por pessoa, partindo de Navegantes. Então, partiu arrumar as malas para conhecer a capital cearense e suas belezas no feriado de 2 de novembro.

img_0002

O Aeroporto Internacional Pinto Martins fica em torno de 10 km das principais praias, então não deve-se gastar muito com táxi na chegada. Para quem pensa em ir de ônibus, a linha 404 faz o transporte até o Centro, mas segundo orientações, não é bom pegá-la a noite. Uma vez que você vai desembarcar no Centro, meio perdido e com malas. É sempre bom cuidar.

Buscamos bastante informações e lemos muitos relatos sobre furtos em Fortaleza, isso nos fez tomar cuidados maiores em relação a outros lugares que visitamos. Porém vamos ser bem honestos. Não vimos nada demais do que qualquer outra capital apresente em relação a isso. Vimos bastante policiais na rua e em nenhum momento tivemos qualquer contratempo.

Fortaleza tem praias lindas, uma orla bem estruturada com mega barracas, principalmente na conhecida Praia do Futuro. A gastronomia é de dar água na boca, com frutos do mar e pratos típicos como o baião de dois com carne de sol. Não deixe de experimentar frutas do local como o caju, seriguela e sapoti. Ou ainda a castanha de caju e queijo coalho, bem típicos do Ceará. Também experimente o quebra quebra, para degustar um delicioso caranguejo, principalmente nas quintas feiras, o dia que todos saem para degustar o crustáceo. O artesanato conta com bordados, rendas, redes e artigos feito de palha.

img_0197
PRAIA DE IRACEMA

A noite é agitada, se você procura diversão, Fortaleza é o lugar certo. Com muitos bares, restaurantes,  feira de artesanato etc. A orla de Iracema ferve a noite.

O que fazer e onde comer em Fortaleza

As principais praias de Fortaleza são Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro. Todas são lindas, de um azul inigualável. O problema é que as três primeiras não são apropriadas para banho, de acordo com relatório de balneabilidade. Ainda sim é nessa região que está concentrado os principais hotéis, pois como já foi dito anteriormente, há uma orla muito bem estruturada, considere se hospedar aqui se estiver buscando comodidade e agilidade para se locomover a outros pontos. Em Iracema há a Ponte dos Ingleses, que rende lindas fotos no pôr do sol, os espigões e o aterro, onde acontecem shows e festivais musicais.

img_0602
PONTE DOS INGLESES

Já na praia do Futuro, a água é apropriada para banho e sua orla conta com muitas barracas, principalmente as mais famosas como a Crocobeach, Chico do Caranguejo e Vira Verão. Escolha qualquer uma e passe um dia maravilhoso entre um banho de mar, aproveitando as comodidades da barraca e experimentando algo novo, de algum ambulante que certamente virá até você. A praia do Futuro está a uns 20 minutos do centro e a noite fica bem vazia, então acreditamos que não seja um dos melhores locais para se hospedar se você não está com carro. Mas se o desejo é de tranquilidade, ali é o lugar.

img_0191
PRAIA DO FUTURO

Durante o dia o centro de Fortaleza é muito movimentado, com lojas para todos os gostos e bolsos. Visita essencial ao Mercado Central, que com três andares é servido de muito artesanato. A dica é que os melhores preços estão nos andares de cima. Bem perto do Mercado está a Catedral, que é muito linda e vale uma visita.  Também em direção a praia fica o Centro Dragão de Mar, mas reserve esta visita para a noite, pois durante o dia é bem abandonado e com pouco movimento. Já a noite abre muitos barzinhos e é muito agradável.

img_0156
CATEDRAL

E se você gosta de Mercados Público, um bom programa é conhecer o Mercado São Sebastião, ali você pode comprar todo tipo de fruta, verdura, temperos e iguarias típicas. Uma verdadeira explosão de cores e sabores. Já aproveite para almoçar um prato típico no andar de cima, como buchada de bode, língua de boi, cabeça de carneiro ou o que o seu paladar permitir. Outra opção de gastronomia, é na praia de Mucuripe onde fica o Mercado do Peixe, você escolhe o pescado e já preparam ali mesmo.

img_0540
MERCADO SÃO SEBASTIÃO

Locais próximos a Fortaleza

-Um lugar que achamos muito bonito foi a Barra do Ceará, que fica sentido Caucaia. Vale a parada para algumas fotos.

-E se você gosta de diversão, também não pode deixar de visitar o Beach Park, na cidade vizinha Aquiraz. O parque conta com atrações para todas as idades, dizem que em um dia só não se conhece tudo. Mas, a entrada não é barata e prepara-se para pagar preços de ouro pelo que consumir la dentro.

img_1008
BARRA DO CEARÁ

– A cidade vizinha Caucaia conta com lindas praias e lagoas, que valem a pena visitar. A famosa praia de Cumcubo, muito  procurada por praticantes de Kitesurf, pois venta bastante sendo ótimo para a prática do esporte. Além de muitos visitantes estrangeiros que também  procuram a praia por suas belezas. Há ainda a praia de Icaraí, que é procurada por surfistas. E muitas lagoas como a do Banana e do Tabuba que valem a visita.

img_0627
CUMBUCO

Jericoacoara: terceiro destino mais procurado do mundo em 2016

Conheça Morro Branco e Canoa Quebrada em um dia

Compartilhar




13 Comments on Dicas para aproveitar Fortaleza

  1. Olá, me chamo Débora do blog “Diário de uma Viajante” e também faço parte da RBBV. Estou atualizando um post sobre Fortaleza e gostaria de recomendar a leitura do seu blog. Tem algum problema?
    Fico no aguardo, Obrigada.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*