Descanso e lazer em Garopaba – SC




 

IMG_7127

Praia de Garopaba

Para quem busca um final de semana de praia e natureza, uma de nossas trips recomendada é Garopaba-SC. Localizada a 92,4 km ao sul da capital, Florianópolis. São aproximadamente 1h30 de carro. Já repitimos duas vezes. Gostamos de ir no final de temporada para fugir do agito. A cidade é muito bacana, principalmente o Centro Histórico.  As praias da Ferrugem e Rosa são as mais badaladas.

Chegamos na cidade em uma sexta-feira a tarde e seguimos para a  Pousada Beleza Pura, na praia da Ferrugem. O ambiente é muito aconchegante e fica a 150 metros do mar. O local é tranquilo e bastante arborizado. A suíte bastante confortável. Conta com sacada e uma rede, o que destaca o clima praiano.  Os móveis são bem rusticos. A pousada tem uma áerea de lazer com piscina e mesa de sinuca. Um dos pontos altos é o fato deles aceitarem PETs. Sim, eles aceitam. Contudo, é necessário avisar com antecedência e seguir as regras estabelecidas.

IMG_7237

Pousada Beleza Pura

A Ferrugem fica cerca de  5km do Centro de Garopapa. É um local agraciado pela natureza. Conta com paisagens de tirar o folêgo. A praia tem boas ondas. Por isso é repleta de surfistas, mesmo com a água bastante fria. Já foi palco para vários campeonatos da modalidade. A praia oferece boa infraestrutura. No verão bomba. Chega a faltar espaço para tanta gente circular nos bares, lojinhas e restaurantes. Passando o Carnaval, a tranquilidade volta imperar e o único barulho que você ouvirá será o das ondas do mar.

IMG_7183

Praia da Ferrugem

Reservamos o primeiro dia para ficar na Ferrugem. Sem pressa, caminhamos para o lado direito da praia. Tem costão com uma vista linda que rendeu boas fotos. Nesse morro há um sambaqui. Do outro lado do canal que desemboca a lagoa de Garopaba fica  a praia da Barra. Quando a maré enche, muitas pessoas se banham nesse canal. No final da orla da Barra há uma trilha que leva até a praia do Ouvidor, mas como estava escurecendo optamos por não fazer.

IMG_7188

Costão

IMG_7234

Sambaqui

IMG_7235

Praia da Barra

No segundo dia seguimos para o Centro de Garopapa e via estrada Paulo Lopes, fomos conhecer as Dunas do Siriú. Lugar lindo, que você pode aproveitar para fazer fazer o skibunda. O preço era R$10,00. Alugamos duas pranchas por uma hora, mas nem precisa tanto tempo. O calor intenso e o sobe e desce nas dunas cansa bastante. Haja preparo físico. Evitamos as descidas mais radicais, mas ainda assim ganhamos umas esfoladas. Valeu a pena. Foi uma experiência muito legal. Seguindo por essa mesma estrada você chega a praia do Siriú. Para a esquerda há ainda a cachoeira do “Macacu”, mas optamos voltar ao Centro.

IMG_7031

Ops….

IMG_7049

Tem que ter coragem…

No Centro Histórico há uma pracinha  de pescadores muito charmosa e a Igreja Matriz São Joaquim fica logo a frente. Caminhamos pela avenida  Beira Mar. Passamos por vários restaurantes, barzinhos e lanchonetes. Aproveitamos para comer um peixe  grelhado. No final da tarde, voltamos para o nosso refúgio na Ferrugem.

IMG_7100

Praça e Igreja Matriz

IMG_7118

Vista da Praia Central do altos das escadarias, na Igreja Matriz

No terceiro e último dia fizemos o checkin e seguimos estrada, mas não fomos embora. Paramos na famosa Praia do Rosa. Olhando no mapa, saindo da Ferrugem você vai ver que para chegar tem que contornar a Lagoa, seguindo pela SC 434 logo vai ver placas indicativas de como chegar.

CAM00310 (2)

Praia do Rosa

Vale a pena o desvio, pois a praia é linda e a natureza ainda é bem preservada. E para os surfistas de plantão, com certeza renderá altas ondas. Depois de curtir algumas horinhas de sol e mar, partimos para casa, com a energia recarregada por estes locais maravilhosos.

Conheça também a Praia de Porto Belo

E a de São Francisco do Sul

Curta a página no facebook e fique por dentro de todas as nossas viagens

IMG_7261

Até a próxima

Compartilhar




Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*