Conheça Aparecida SP em um final de semana




A cidade de Aparecida fica a 170 km da capital São Paulo. O local é procurado por muitos fiéis, o que o torna o maior centro de peregrinação religiosa da América latina. Tudo começou em 1717 quando a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul . Então devido aos milagres atribuídos a santa, foi construído  a primeira capela em 1745, dando lugar a conhecida Basílica Velha em 1888 e na segunda metade do século 20 substituída pela nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O lugar é lindo e tem uma atmosfera incrível, recentemente conhecemos a cidade e vamos deixar aqui dicas de como dividir seu tempo para conhecê-la num final de semana. Preparados?

1º DIA – Manhã

Basílica Velha

Conheça a Basílica Velha (Matriz Basílica de Nossa Senhora), que fica localizada na parte de cima da cidade. Nesta igreja fica uma réplica da imagem original de Nossa Senhora, muitas pessoas fazem filas enormes para tocá-la e fazer suas preces.

Os horários de missa na Matriz são as 15h e 19h

IMG_0019

 

Praça Nossa Senhora de Aparecida

Logo a frente da Matriz fica a praça, que é bem movimentada durante o dia, vários comerciantes se instalam por alí, táxis, pessoas circulando, é uma verdadeira festa. Aproveite para se refrescar com o famoso sorvete de Itu, e dar uma olhada nas lojinhas.

IMG_0075

Passarela da fé

A esquerda da praça fica a fachada que da entrada para a passarela da fé que leva até o Santuário. A Passarela é dividida por dois lados (ida e volta), o que permite um fluxo bom. Dali a vista é muito bonita. Contemple o passeio.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Arredores da Basílica

A basílica é cercada por vários pontos a conhecer como o Museu de Cera, Bondinho e  Aquário. Há ainda praça de alimentação, Shopping Asa Norte e o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Antes de almoçar, dê uma circulada por ali e já escolha alguma atração para conhecer pela parte da tarde.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

 

 

1º DIA – Tarde

Igreja São Benedito

Após o almoço, siga caminhando até a Igreja São Benedito, construção histórica muto bonita. Tire uns minutinhos para conhece-la. A capela fica na parte baixa de Aparecida.

IMG_0082

Comércio

Mais a esquerda da Igreja de São Benedito, tem um comércio enorme de Barraquinhas, que vendem roupas, objetos, brinquedos e etc. Os preços são atrativos, vale a pena passar por ali e fazer umas comprinhas.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Bondinho

Seguindo pelo comercio, você chegará em frente ao pátio das Palmeiras, que liga também a Basílica, entrada pelas laterais. Escolhemos fazer o passeio de Bondinho (R$24,00 por adulto, ida e volta), leva oito minutos de ida e oito de volta. Ao subir, você pode ficar quanto tempo quiser, aproveitando a vista do alto do Morro do Cruzeiro e conhecer as esculturas que representam a Via sacra. Ainda há a opção de subir o mirante, por mais R$4,00. A hora que quiser descer, é só pegar a fila e retornar.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Missa no santuário

Optamos por assistir a missa no santuário mais ao entardecer, porém há vários horários ao longo do dia. É muito emocionante. A basílica é linda e enorme, mas ainda assim chegue cedo, pois é sempre lotada, principalmente aos domingos.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida está no Santuário. Muitos fiéis passam por ela, agradecendo e fazendo suas orações.

Aparecida/Viagem de Boa/Everton Palaoro

Noite – 1º Dia

A noite de Aparecida é mais animada ao redor da igreja de São benedito. Tem algumas lanchonetes e restaurantes, o point é por ali. As vezes na pracinha ainda acontece alguns shows sertanejos. Também tivemos a sorte de participar da festa junina do santuário, realizada no pátio das Palmeiras, muito legal.

Aparecida/Viagem de Boa/Everton Palaoro

Na parte de cima nos sentimos seguros para caminhar pela noite, na parte baixa achamos melhor ir de táxi. Apesar de não termos passado nenhuma situação, é sempre bom ter cuidado.

2º Dia – Manhã

Escadaria do Rock

O local também da acesso a parte de baixo da cidade, ainda no caminho há uma pequena gruta. Atenção, só passe por ali durante o dia, de noite, os comércios fecham e o local fica deserto, ficando um pouco perigoso.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Explorando a Basílica

Museu

Dentro da Basílica há muito que se visitar. Começamos pelo Museu Nossa Senhora da Aparecida, que conta a história da devoção a santa e a construção da Basílica. Há ainda um mirante, com mais de 100 metros de altura, que proporciona uma vista linda da cidade.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Sala dos Milagres

Local onde os fiéis doam objetos em agradecimento a alguma graça alcançada. Os objetos são os mais variados, inclusive doados por pessoas famosas.

Aparecida/ Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Capela das Velas

Em agradecimento e pagando por promessas, muitos fiéis acendem velas ali, algumas até do tamanho das próprias pessoas.

Aparecida/Viagem de Boa/ Everton Palaoro

Loja e Livraria

Aproveite o local para levar lembrancinhas, os preços são bons, por serem da loja oficial, e você ainda contribui para manutenção do santuário.

Aparecida/ViagemdeBoa/EvertonPalaoro

2º Dia- tarde

Passado o almoço, era hora de ir embora, mas antes, ainda paramos em Porto Iguaçú. O local dá acesso ao rio, onde foi achado a imagem de Nossa Senhora. Pode ser feito um passeio de barco, duração em torno de uma hora, até o local exato.

IMG_0003

Dali ainda da para ver a Basílica, oferecendo lindas fotos. E assim seguimos viagem, depois de uma final de semana maravilhoso.

Indicação de Onde Ficar

Há vários hotéis em torno da Basílica, indicamos ficar em algum na parte alta da cidade. Pois a noite, fica mais fácil para se locomover caminhando.

Nos hospedamos no Hotel Panorâmico, como o próprio nome já diz, eramos contemplados com uma linda vista do Santuário (embora a maioria dos hotéis do entorno tenham essa vista privilegiada também). O local tem boas instalações, funcionários simpáticos e sempre solícitos. Quarto limpo, simples mas aconchegante. O hotel ainda oferece pensão completa, comida boa e com variedade. Mas atenção para não perder os horários das refeições, que são um pouco cedo. Recomendamos.

 

Conheça também:

Nova Trento SC – Santuário de Santa Paulina

Compartilhar




Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*