5 motivos para conhecer a Barra da Lagoa em Florianópolis




A Barra da Lagoa situa-se a 20km do Centro de Florianópolis e é conhecida por suas fortes características açorianas ainda preservadas. Perto dela, ainda há outras praias famosas como a da Joaquina, Mole, e quase desertas como Galheta e Moçambique. Se você está pensando em ir conhecer a Ilha da Magia e está em dúvida em qual praia se hospedar, leia nossas dicas antes. Confira 5 Motivos para conhecer a Barra da Lagoa em Florianópolis.

Santuário Santa Paulina-20

Natureza preservada

A Praia da Barra da Lagoa oficialmente tem 650 metros de extensão. Porém não há nada que a separe da praia do Moçambique, o que faz a orla ter uma extensão total de 8 km. Perto do canal, o mar tende a ter menos ondas, pois são freadas pela água que desemboca da Lagoa, mas quanto mais afastado, mais ondas. Na praia da Barra da Lagoa há construções com no máximo três andares. Já em direção ao Moçambique, a mata ciliar é bem preservada, não tendo nenhuma construção. Essa combinação atrai inúmeros turistas. Na baixa temporada, os preços caem e se tornam atrativos, tornando-se uma ótima oportunidade para conhecer a praia da costa leste da ilha mais bem estruturada em questão de hospedagem e alimentação. Curtir a praia, tomar um banho de mar, ficar na areia conversando ou comendo um petisco das inúmeras barraquinhas a beira mar é o principal motivo que já vai te fazer escolher essa praia para conhecer.

Santuário Santa Paulina-12

Molhe da Barra

Considerada o maior centro pesqueiro de Florianópolis, a Barra tem capacidade para receber até cinquenta embarcações de pesca, ao longo do canal. A cultura açoriana muito forte ainda é presente. A comunidade mantém as raízes vivas da pesca e trançados (produção de redes e rendas). Por este motivo, a qualquer horário que você caminhar até o molhe, sempre vai ter alguém pescando. É muito interessante ficar observando a pesca, sempre tem muita gente, seja com tarrafa, molinete, etc. E ainda se você for no inverno, há a possibilidade de ver um lance de pesca da tainha, peixe muito apreciado na região.

Molhe da Barra da Lagoa
Molhe da Barra da Lagoa

Seguindo do molhe pelo canal, caminhar pela ruas estreitas e vielas, também é uma boa opção para conhecer o bairro e interagir com a comunidade local, que como bons anfitriões, adoram um papo. Ainda há a opção de passear com um transporte lacustre, barco que navega entre lagos e a lagoa. A linha que faz Barra da Lagoa- Lagoa da Conceição dura em torno de 45 minutos e rende lindas fotos.

Trilhas

Atravessando a ponte do canal da Barra você pega o caminho para o lado esquerdo, uma ruazinha estreita, com construções simples e bem coloridas, inclusive com várias opções de hospedagem. Este caminho é muito interessante e rende muitas fotos legais. Com uma pequena caminhada, logo você chegará a Prainha. O local tem pequena extensão de 70 metros é e cercado por muita natureza e pequenos sítios arqueológicos. O visual é deslumbrante. Para acessar a praia é necessário descer uma pequena escadaria.

Pesca da Tainha na Prainha
Pesca da Tainha na Prainha

De volta a trilha, você chegará as piscinas naturais, formações rochosas que amortecem a força das ondas. Os mais aventureiros praticam snorkel ali. Depois da caminha também é possível ficar na grande pedra contemplando a natureza ou meditando.

Santuário Santa Paulina-74

Há ainda a trilha da Barra da Lagoa até a Galheta ou também a Pedra do Frade, que é um sítio arqueoastronômico, localizado no Costão da Barra. Para quem curte natureza, o que não falta são opções de trilhas.

Grande Pedra na trilha que leva as piscinas naturais

Projeto Tamar

Seguindo do molhe em direção a praia do Moçambique, numa caminhada de cinco minutos você chegará a base do projeto TAMAR, importante ONG que atua na preservação de espécies de tartarugas marinhas. O espaço abre de segunda a segunda das 9h30 às 17h30, com ingresso no valor de R$12,00, ou meio para crianças, estudantes e professores.

Santuário Santa Paulina-78

Dentro há piscinas com quatro das cinco espécies encontradas no Brasil, além de informações e curiosidades sobre os animais por meio de vídeos e explicações. É importante ficar por dentro da programação via site-facebook, pois além de participar de momentos da alimentação das tartarugas, se você der sorte, pode também presenciar a soltura daquelas que foram resgatadas e tratadas. É um passeio muito bacana, principalmente para quem vai com crianças, os pequenos ficam encantados.

Visita a base do Projeto Tamar vale muito a pena
Visita a base do Projeto Tamar vale muito a pena

Prática de esportes

As águas calmas do canal da barra propiciam a prática do stand up paddle e caiaque, inclusive para aqueles que estão iniciando. Há ainda a possibilidade de alugar o equipamento ali mesmo. Também para aqueles que estão iniciando no surf, a praia da Barra é um bom local, com ondas não muito fortes. Já na orla, por ter uma longa faixa de areia, abre um leque para uma infinidade de esportes, como caminhadas, corridas, futebol, vôlei e frescobol. É só deixar a preguiça de lado e se movimentar.

Barra da Lagoa

Dica de hospedagem

Gostou dos 5 Motivos para conhecer a Barra da Lagoa em Florianópolis? Se você visitar a Barra da Lagoa verá que o que mais tem são opções de hospedagens, desde casas, hostel’s, pousadas e residenciais. Mas a nossa recomendação vai de um local que ficamos e gostamos muito, a Pousada Estação Sol e Lua. A pousada é localizada na rua ao lado do projeto TAMAR e o portão abre dentro da praia, ou seja, em poucos passos você estará no mar.

Pousada

A hospedagem conta com uma área de convivência com piscina, playground, cozinha coletiva e vários ambientes montados abertos ou cobertos, bem decorados com móveis de demolição, o que da um ar bem praiano. Os quartos são bem espaçosos, e também têm uma mini cozinha, o que dá a liberdade de preparar algo rápido. Sem contar a sacada com rede para curtir o fim do dia.

O café da manhã é servido no quarto, numa cesta super graciosa, inclusive com bilhetinhos com frases de incentivo, o que demonstram a hospitalidade e simpatia da dona da pousada, Cris, que está sempre pronta a ajudar. Se você for se hospedar na Barra da Lagoa, recomendamos esta pousada.

Outono também rende praia

Santuário Santa Paulina-16

Compartilhar




1 Comment on 5 motivos para conhecer a Barra da Lagoa em Florianópolis

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*